sábado, 12 de fevereiro de 2011

Sobre o vinagre de maçã - meu aliado


Boa tarde meninas! Como estão? 

Eu havia dito que iria falar mais especificamente de alguns do meus aliados na dieta. Então o post de hoje vai ser sobre o vinagre de maçã. Tenho 2 textos sobre ele guardados no meu arquivo e vou colocá-los aqui. Eles são um pouco longos, mas garanto que vale muito a pena lê-los por completo. 

Negritarei os pontos mais interessantes, e vocês irão entender o motivo pelo qual, apesar do gosto(que já até me acostumei), eu nunca deixo de tomar minhas 3 doses diárias de vinagre de maçã. 1 colher das de sopa misturado com 1 copo de àgua entre as principais refeições, sendo que pela manhã tomo a mistura em jejum.Importante: para consumo dessa forma, o vinagre deve ser natural, sem conservantes. É vendido em lojas de produtos naturais.

Texto I

VINAGRE DE MAÇÃ NATURAL
O legado do Vermont-USA 

A extraordinária medicina popular do Vermont, estado americano situado no extremo nordeste dos Estados Unidos da América, vem se formando desde os tempos primitivos. Ela adapta às condições do ambiente de vida no Vermont antiqüíssimas leis fisiológicas e bioquímicas, visando a manutenção da saúde e do vigor físico. Mas essas leis não têm limites geográficos: suas aplicações serão eficazes em outros ambientes também. 

Assim, algum instinto profundo faz com que, os vermonteses procurem os alimentos necessários à formação do organismo, isto é, uma dieta rica em carboidratos e baixo teor de proteínas, e muitos vegetais ácidos. Eles observaram, por exemplo, que quando aumentavam a porcentagem de proteína na ração da marta (animal do qual se retira a pele para o comércio), elas apresentavam suas artérias e órgãos obstruídos, contraiam doenças e morriam prematuramente. 

Dessa forma, o bom senso dos vermonteses faz com que observem o comportamento dos animais de criação e silvestres, as variações de climas, e a boa higiene. Sabiam escolher uma dieta de frutas, frutinhas várias, óleo puro do milho, folhas comestíveis ácidas, alimentos integrais, raízes e principalmente o sublime alimento: o mel de abelha. Sempre mantinham o seu estoque de vinagre de maçã natural que eles mesmos fabricavam para os mais diversos usos.

Assim, os naturais do Vermont – EUA, tem durante gerações, conservado a saúde, a jovialidade e a longevidade ativa e produtiva. 

O Doutor DC JARVIS, famoso médico naturalista norte-americano, e suas descobertas maravilhosas sobre o vinagre de maçã natural e a medicina popular do Vermont-USA, que se tornou querido pelo esforço de ir ao encontro das necessidades do povo, escrevendo livros de medicina popular, afirma em seu famoso livro, best seller, “Folk Medicine – A Vermont Doctor’s Guide to good Health” , que as enfermidades como: artrite, osteoporose, reumatismo, pressão alta, gota, bursite, arteriosclerose, enfartos, derrames, fadiga crônica, dores de cabeça crônica, diabetes, rinites, e outras doenças degenerativas, etc, têm a mesma origem: acúmulo de cálcio no sangue.

O doutor Jarvis pesquisou durante muitos anos o modo de vida e dieta dos vermonteses, onde o vinagre de maçã natural é parte integrante da sua tradição. Os costumes dos vermonteses têm sido transmitidos de pai para filho durante gerações. Nascido no Vermont, estado do nordeste americano, depois de formado em medicina clássica, retornou ao seu antigo habitat no convívio com os velhos camponeses vermonteses a fim de aprender, como ele mesmo afirma, a medicina dos seus antepassados, que alinha um conhecimento de leis naturais antiqüíssimas aos fatos reais da vida. 

O estilo de vida dos Vermonteses chamou a atenção de muitas outras pessoas interessadas em aprender na prática como lidar com as mais diversas doenças apelando para os recursos da própria natureza.Em suas observações e experiências chegou a conclusões seguras e revolucionárias: começou verificando que as chaleiras onde se fervem água, formam com o tempo, dura camada no fundo – resultado da precipitação de sais, cloretos, etc., e que, essa crosta, sob o efeito de vinagre de maçã, se dissolve, deixando a chaleira como nova.

Igualmente comprovou que, mergulhando cascas de ovos em líquido de vinagre de maçã, estas se dissolvem lentamente. Investigou ademais, na localidade de Vermont-EUA, que pessoas que usavam o vinagre de maçã, eram muito mais saudáveis que as demais, e pareciam imunes as enfermidades e apresentavam uma extraordinária resistência física. 

Observou, nessa mesma localidade do Vermont, pessoas com mais de noventa anos, algumas com mais de cem anos de idade, trabalhando nas roças horas a fio sem apresentar grandes esforços, demonstravam vigor, bom ânimo, uma bela postura e excelente formação óssea, e diziam não adoecer. 

Inteirou-se também, que esses camponeses costumavam dar às vacas o vinagre de maçã misturado na água, fato que o levou a efetuar estudos e investigações, chegando a conclusões surpreendentes: vacas envelhecidas prematuramente, tomando porções de vinagre de maçã, rejuvenesciam; outras de mais de dez anos, que já não davam mais leite, voltaram a produzi-lo depois de três meses de tratamento. 

Verificou também, que os pintinhos tratados com líquido de vinagre de maçã misturado à água, tornavam-se resistentes às doenças e tinham altura e peso quase uma vez e meia que o normal e apresentavam uma bela e resistente pelugem

Por outro lado, inteirou-se também que os cavalos e cães de caça dessa região, tratados com o vinagre de maçã, eram muitos mais fortes e resistentes que outros não tratados com o vinagre, não demonstrando cansaço nas corridas, tinham uma vida mais longa que o normal e apresentavam um brilhante e sedoso pêlo.

Observou igualmente, que animais levados ao corte, os quais estavam recebendo tratamento idêntico, demonstrou uma perfeita consistência óssea e a medula de uma bela cor vermelha, indício de abundância de glóbulos vermelhos. 

Desse modo, e por outras vias, o doutor Jarvis chegou à conclusão de que o mesmo sucede com o corpo humano quando se toma o vinagre de maçã natural com água e mel, já que ele possui a faculdade de dissolver o cálcio excedente acumulado no organismo, permitindo que, ao absorvê-lo, os ossos se tornem mais fortes, menos expostos às fraturas e, sobretudo, em condições de ajudar na formação de tecidos mais elásticos, flexíveis, em favor do rejuvenescimento.

Assim, o mencionado médico fundamentou sua teoria no seguinte: nosso sangue pode ser de formação ligeiramente ácida ou alcalina. Isso depende em grande parte, da alimentação que habitualmente ingerimos. Aponta ele outros motivos: diz, por exemplo, que o clima frio, favorece o aumento de alcalinidade do sangue; que as preocupações, o medo, a ira, bem como toda a atitude e comportamento emocional negativo têm o mesmo efeito. Desse modo, contribuímos para o aumento da alcalinidade sanguínea, desregulando o pH do sangue. Além de essa alcalinidade excessiva provocar depósitos de cristais endurecedores. Dependendo da região do corpo onde estes cristais se alojarem provocarão no decorrer do tempo doenças ou disfunções correspondentes, se depositam nas juntas ou articulações, provocam a artrite, bursite, entupimento das artérias, veias, etc.

O consumo abundante de farinha de trigo refinada, açúcar refinado, carnes, enlatados, cremes, refrigerantes, doces, etc, são prejudiciais à saúde porque contribui para o aumento da alcanilidade; torna o sangue mais espesso e dificulta a circulação pelo sistema, aumentando a pressão arterial das veias e vasos, os quais com o tempo vão se obstruindo e endurecendo, porque a alcanilidade favorece os depósitos de cálcio e de outras substâncias terrosas danosas ao sistema.

Afirma o doutor Jarvis que a grande maioria das doenças tem como veículo o próprio sangue impuro, que distribui e deposita constantemente substâncias mortais pelo sistema ao longo dos anos. A purificação do sangue é de fundamental importância para reverter esse processo de endurecimento e envelhecimento precoce das várias estruturas moles do corpo, a pele, o secamento ou calcificação das articulações

Da mesma forma, se não trocarmos o óleo que lubrifica as várias partes do motor de um carro com o tempo a sujeira desse óleo acaba por danificar o motor, assim sucede com nossa saúde porque é bem mais sábio prevenir do que remediar.

Modo de usar o vinagre de maçã natural: 

Em um copo, coloque uma colher das de sopa de vinagre de maçã, adicione uma colher das de sopa de mel de abelha, complete com água destilada ou filtrada. Bata bem, até misturar. Tome antes das principais refeições. 

O vinagre de maçã também pode ser tomado apenas com água.E qual é a dose necessária? VEJAMOS: diariamente às refeições, ou entre elas, bater bem uma colher das de sopa de vinagre de maçã, com uma colher das de chá de mel de abelha, ou apenas água tomando em seguida

Afirma o doutor D.C. Jarvis que, após três meses desse tratamento, o sangue volta a adquirir a natural acidez dissolvendo o cálcio excedente aderido nas articulações e desobstruindo as artérias e vasos sanguíneos. Paralelamente, a pessoa experimenta uma sensação de bem estar; a digestão é favorecida, produz um sono reparador e o aumento da vitalidade física, combatendo a fadiga crônica. Desaparecem os gases intestinais, o amargor da boca e restabelece-se a energia vital em todo o organismo

Pessoas que sofrem de hemorróidas podem sentir depois de algumas semanas, tomando o vinagre de maçã, o mal regredir até desaparecer. A vista melhora consideravelmente devido ao processo purificador do sangue. Os sintomas de tonturas também desaparecem com a dieta ácida do vinagre de maçã. 

Ademais, verifica-se um vigoroso crescimento e fortalecimento dos cabelos, como conseqüência também, observa-se um emagrecimento natural, a pele volta a adquirir sua jovialidade e beleza. Os dentes se fortalecem e desaparece o mau hálito. Por outro lado, as pessoas sujeitas a freqüentes dores de cabeça (cefaléias), vêem cessar esses incômodos, tomando duas vezes ao dia, três colheres das de sopa de vinagre de maçã com água e mel, pois isso assegura resultados magníficos, afirma o doutor D.C. Jarvis.

Segundo pesquisas feitas há no vinagre de maçã natural mais de trinta elementos nutritivos fundamentais, mais de uma dúzia de sais minerais e enzimas essenciais e complexos vitamínicos. Igualmente, encontra-se ferro, vitaminas B12, ácido fólico (bom no combate a anemia) e elementos antioxidante, combatem os radicais livres que produzem a decrepitude do corpo. Possui qualidades anti-sépticas (mata os micróbios infecciosos) e antibióticas (contêm bactérias inimigas dos microorganismos deletérios). O vinagre de maçã natural extrai todos os minerais da maçã.

O vinagre de maçã natural é rico em sais de primeira importância para os processos bioquímicos do corpo; entre os quais o ácido málico, que entre outras funções, faz parte do chamado “ciclo de Krebs”, que sintetiza um conjunto de reações bioquímicas responsáveis pela produção de energia no interior das células. Ele ajuda também na absorção dos nutrientes e, ao mesmo tempo, combate bactérias do aparelho digestivo; evita a obstipação, apontada como a principal causa de muitas doenças, pois o vinagre de maçã natural ajuda na eliminação de substâncias tóxicas, produto da má alimentação e poluição ambiental, que se alojam no intestino e fígado. Temos também a pectina que auxilia nos processos digestivos, reduzindo extraordinariamente o colesterol e outras gorduras densas.

O vinagre de maçã natural é altamente diurético, ajuda na eliminação do excesso de líquidos. Possui qualidade antioxidante, antiinflamatória e antibiótica excelentes. O vinagre de maçã natural controla o equilíbrio do pH do sangue e da pele.

O vinagre de maçã natural tem propriedade muito parecida com a química do suco gástrico secretado pelo estômago, e por isso, capaz de matar bactérias nocivas à saúde, facilitando a digestão. Médicos naturalistas recomendam que se faça uso de duas colheres das de sopa de vinagre de maçã natural misturado à água antes ou após as refeições regularmente, para evitar intoxicações alimentares, ou deter um processo de intoxicação em andamento.

Umas das razões da vitalidade do vinagre de maçã, é que ele associa minerais ao potássio: fósforo, cloro, sódio, magnésio, cálcio, enxofre, ferro, flúor, silício e traços de diversos outros. Alguns cientistas como o médico Pires Van Koek atribuem ao vinagre de maçã natural qualidades medicinais miraculosas para a saúde e o recomenda para pessoas que desejam voltar ao seu antigo peso de uma forma natural, e também para a regularização de todas as funções orgânicas deficientes, principalmente devido a uma dieta antinatural. 

Então, não é novidade que o vinagre de maçã natural tenha conquistado a fama de ser um excelente nutriente, fortificante, depurador do sangue, rejuvenescedor do organismo e excelente emagrecedor. Atualmente há pesquisas sobre a ação do vinagre de maçã natural em doenças mais graves ainda, com resultados surpreendentes e positivos. O vinagre de maçã é benéfico em todas as idades, como elemento preventivo de acúmulo excessivo de cálcio e substâncias terrosas obstrutoras do sistema.

BIBLIOGRAFIA e PESQUISA: “Princípios Ocultos de Saúde e cura”, do original norte-americano: “Occult Principles of Health and Healing” by Max Heindel. Editora Pensamento.
“Agarre suas saúde e não largue mais”, do titulo original norte-americano: FOLK MEDICINE – A Vermont Doctor’s Guide to Good Health – by Dr. DC JARVIS. Vigésima primeira Edição. 1960. Editora Bestseller – Importadora de livros S.A. São Paulo. BR.
“Vinagre de maçã – Uma receita de vida”, do titulo original: “Le Miracle du Vinagre”, do terapeuta holístico G.P. Boutard.
Editora Claridade São Paulo. BR.
“Apple Cider Vinegar – Miracle Health System”, of Bragg Health Crusades – America’s Pioneers, by Patricia Bragg N.D., PhD.
Health & Fitness Expert. “w.w.w.bragg. com”.
“www.senhorviccino.com.br”, fabricante e pesquisador sobre os usos do vinagre e sua ação sobre o corpo humano, desde 1981.

Texto II

CURA PELO VINAGRE DE MAÇà

ANEMIA
Doença causada por hemorragia, agentes químicos ou carência vitamínica ela pode ser perigosa porque predispõe a outras enfermidades. Para combatê-la o organismo necessita de ferro, vitamina B-12 além de uma extensa lista de elementos nutritivos. O vinagre de maçã contém grande parte desses elementos, portanto utilize-o, prontamente, nas saladas e nas refeições em geral, se pretende combater a anemia.

ARTRITE
Ocorre quando as articulações inflamam devido à infecção bacteriana ou traumática. Para amenizar as dores causadas por esta doença e tratá-la faça o seguinte: misture uma colher (café) de mel e uma colher (café) de vinagre de maçã em um copo com água. Beba a mistura pela manhã e à noite. Outro método que consideram eficaz é beber um copo com água antes das principais refeições, contendo 2 colheres (café) de vinagre.

ASMA
Pode ser aliviada combinando-se os benefícios da acupressão com o vinagre de maçã. Aplique gaze umedecida com vinagre no lado interno dos pulsos, prendendo-as com a ajuda de um elástico.

CABELOS
Ficam mais macios, abundantes e vistosos, se aplicar neles, depois de lavados e enxaguados, uma mistura de água e vinagre. Meça dois copos de água morna, misture uma colher (chá) de vinagre e despeje sobre os cabelos ainda úmidos.

CÃIBRA
Tomar, durante as refeições, um copo de água misturado com uma colher (sobremesa) de vinagre de maçã, diariamente, combate as cãibras noturnas. Outro bom remédio para evitá-las é fazer uma mistura com 1 colher (café) de mel, 1 colher (café) de vinagre de maçã e 1 colher (sopa) de lactado de cálcio em 1/2 copo de água. Beba essa mistura uma vez ao dia.

CALOS
Aplique compressas de vinagre de maçã, utilizando para isso meia fatia de pão dormido embebido em vinagre. Faça isso toda noite antes de dormir até que os calos desapareçam por completo.

CASPA
Após lavar a cabeça normalmente, enxágüe os cabelos com uma água contendo 1/2 copo de vinagre de maçã misturado com três copos de água morna. Esse tratamento além de combater a caspa, revigora os cabelos escuros e dá brilho aos cabelos claros.

CATARATA
O desenvolvimento da catarata está associado à oxidação do cristalino. Isto ocorre quando os radicais livres alteram a sua estrutura. Entretanto, o betacaroteno encontrado, principalmente na cenoura, mas também em outros alimentos como a maçã e o vinagre desta fruta, podem prevenir a catarata, isto porque o betacaroteno é um poderoso antioxidante que diminui os riscos de desenvolvimento da doença. Logo, para prevenir-se da catarata consuma, demasiadamente, alimentos que contenham betacaroteno, sem esquecer de ingerir doses diárias do vinagre de maçã.

COCEIRA NA PELE
Podem ser aliviadas se passar na pele um chumaço de algodão umedecido com vinagre de maçã.

COCEIRAS
Você pode aliviá-las passando no local um chumaço de algodão embebido em vinagre de maçã. O vinagre deve ser diluído na proporção de 1 volume de vinagre para 4 volumes de água.

COLESTEROL
O vinagre contém uma fibra, a pectina, que percorre lenta e suavemente o organismo se aglutinando ao colesterol. Ao percorrer o organismo rumo à saída, a pectina leva consigo o colesterol. Eliminando o alto nível de colesterol, se reduz os riscos de problemas cardiovasculares, como ataques cardíacos e apoplexia.

CRAVOS E ESPINHAS
À noite, quando for deitar-se, passe no rosto uma pomada feita com morangos e vinagre de maçã. A pasta deve ser preparada com três morangos e 1/4 de copo de vinagre de maçã, amasse bem e deixe a mistura descansar por duas horas. Aplique esta pomada sobre o rosto e durma com ela, retirando-a, pela manhã, lavando normalmente o rosto. Faça o tratamento três vezes por semana e, em breve, se livrará das espinhas e cravos. Este tratamento também conserva a pele macia e saudável, retardando o envelhecimento.

DIGESTÃO DIFÍCIL
O vinagre de maçã contém substâncias bastantes semelhantes às que são naturalmente secretadas pelo estômago para digerir os alimentos, por isso ele leva a fama de facilitador digestivo. Ao passo que auxilia na digestão é óbvio que ocorre uma melhora geral do metabolismo. Para combater a má digestão beba, no meio das refeições, 3 colheres (chá) de vinagre de maçã em um copo com água.

DOR DE GARGANTA
Misture 1/4 de copo de mel e 1/4 de copo de vinagre de maçã e beba 1 colher (sopa) a cada 2 horas. Faça gargarejos com uma mistura de um copo de água morna e uma colher (sopa) de vinagre.

DOR DE CABEÇA
Coloque um pouco de vinagre de maçã na água de um inalador. Inale essa mistura durante 5 minutos, em seguida deite-se e a dor de cabeça vai desaparecendo aos poucos; ou enrole um pano umedecido com vinagre de maçã em volta da cabeça como se fosse um turbante.

DOR NO ESTÔMAGO
Beba, aos poucos, um copo de água morna contendo 1. colher (sopa) de mel e 1 colher (sopa) de vinagre de maçã. Este procedimento além de amenizar as dores de estômago, também combate a flatulência.

ESQUECIMENTO
Acredita-se que quem bebe, regularmente, pequenas doses de vinagre goza de urna mente viva por muito mais tempo.

FLATULÊNCIA (GASES)
Acredita-se que não há nada que cause mais flatulência que os grãos das leguminosas, portanto sempre que for cozinhar feijão e outras leguminosas, coloque na panela do cozimento um pouco de vinagre. Isso é o bastante para deixar os grãos macios e fáceis de serem digeridos.

FERIMENTOS
Desde os tempos bíblicos o vinagre era utilizado para tratar os ferimentos infecciosos. Durante a guerra civil, nos Estados unidos, ele foi reguiarmente usado, pois como agente bactericida e antibiótico contribuía para desinfeccionar os ferimentos, evitando infecções mais graves e livrando da morte vários soldados. Portanto, em ferimentos infecciosos, com pus, vale a pena aplicar o vinagre de maçã e conferir os resultados.

HEMORRAGIA
O vinagre de maçã também tem o poder de restabelecer o fluxo sangüíneo. Portanto, em caso de menstruação excessiva ou quaisquer outros tipos de hemorragia, beba 2 colheres (chá) de vinagre de maçã em um copo com água, de duas a três vezes ao dia. O vinagre de maçã além de restabelecer o fluxo normal, contribui para a formação de glóbulos vermelhos.

HIPERTENSÃO ARTERIAL (Pressão Alta)
Para tratá-la é indicado o uso do potássio. O vinagre de maçã, assim como a banana e a beringela, é rico em potássio, devendo, portanto, ser utilizado no combate à doença. Para combater esta doença deve-se tomar de 1 a 3 colheres (chá) de vinagre de maçã em um copo com água. Beba como remédio no meio das refeições até obter resultado.

INTOXICAÇÕES
Por ser um excelente anti-séptico, os nutricionistas e médicos em geral sugerem que se empregue regularmente o vinagre na alimentação, evitando assim os riscos de intoxicações alimentares e infecções causadas por bactérias ou parasitas que tenham se fixado nos alimentos. Para evitá-los, recomenda-se que as frutas, legumes e verduras, em especial as que serão ingeridas cruas, que fiquem de molho em água e vinagre por 15 minutos. A mistura deve conter 1 parte de vinagre para 6 partes de água.

MAL DE ALZHEIMER
Caracterizada como doença pré-senil é a pior das doenças mentais associadas à velhice. É causada pela carência de cálcio e de substâncias como a tiamina e a niacina aliadas à carência de B-12. Um tratamento à base de vitamina B-12 e vinagre se revelaram benéficos, em pesquisas, restabelecendo a grande maioria dos pacientes.

MAL ESTAR
Coloque sobre seu estômago um pano embebido em vinagre de maçã morno, quando o pano esfriar troque-o novamente por um outro morno. Isto alivia o mal estar e ainda afasta as náuseas e vômitos.

MANCHAS SENIS
As manchas que aparecem pelo como, comum na velhice, podem desaparecer com um tratamento à base de cebola e vinagre de maçã. Para isso, misture 1 colher (café) de suco de cebola e 2 colheres (café) de vinagre de maçã e, com um chumaço de algodão ou um pedaço de pano, passe a mistura sobre as manchas. Faça o tratamento diariamente e, em algumas semanas, as manchas desaparecerão.

MELHORA O METABOLISMO
Porque atua como um aliado do organismo, combatendo quaisquer viroses ou bactérias que, por ventura, tenham driblado as células de defesa. Sendo assim você fica por mais tempo sem ter resfriado, gripe, enfim, os beneficios provocam uma melhora geral no organismo.

MÚSCULOS CANSADOS
Não há nada melhor para acalmar os músculos fatigados ou distendidos que envolvê-los em tecido embebido em vinagre de maçã. Mantenha a compressa por 3 a 5 minutos no local ou durante o tempo que achar necessário.

OBESIDADE
Beba, antes das principais refeições, um copo de água morna com um colher (café) de vinagre de maçã. Aos poucos seu apetite passará a ser moderado, diminuindo a gordura excessiva.

ODORES NAS AXILIAS
Para livrar-se do cheiro desagradável, passe um tecido embebido em vinagre de maçã nas axilas. Use como se fosse um desodorante, após o banho, e em pouco tempo estará livre dos odores.

OSTEOPOROSE
Doença caracterizada por perda óssea, a osteoporose, torna os ossos porosos e frágeis fazendo com que se fraturem com facilidade. A enfermidade é grave levando o paciente a sofrer com dor, deformidade e outras moléstias decorrentes da doença. Também é uma doença causada pela carência vitamínica, nasce principalmente da aversão à lactose e de seus derivados ricos em cálcio. Para prevenir esta doença deve-se ingerir grandes quantidades de alimentos ricos em cálcio, como o leite e seus derivados, além de muita verdura e doses maciças de vinagre de maçã, devido ao seu teor significativo de cálcio.

PERDA DE MEMÓRIA
Causada, em grande parte, pelo mau hábito alimentar; em especial pela ingestão de álcool, a perda da de memória é mais comum, em pessoas de longa idade. As carências nutricionais são o grande problema dos idosos que têm suas taxas de vitaminas e minerais abaixo do normal, contribuindo para a perda das capacidades mentais. Somente o vinagre de maçã proporciona a essas pessoas o equilíbrio orgânico entre aminoácidos, vitaminas e minerais, essenciais ao cérebro e ao corpo revertendo o quadro da doença.

PÉS CANSADOS
Basta caminhar por 5 minutos em uma banheira com água e meio copo de vinagre de maçã. A água deve encher a banheira até a altura dos tornozelos. Caminhe 5 minutos antes de deitar e 5 minutos ao levantar-se.

PICADAS DE INSETO
Deve-se aplicar, imediatamente, o vinagre de maçã sobre as picadas. Elas serão aliviadas e desinfectadas.

PÉ-DE-ATLETA
Se você tem pé-de-atleta ou se sofre com coceira e descamação dos pés, então deixe suas meias de molho, por meia hora, em água com vinagre, na proporção de um volume de vinagre para 5 de água.

PROBLEMAS DE OUVIDO
Método antigo utilizado por nossas avós para impedir infecções nos ouvidos, agora é recomendado por autoridades médicas. A Academia Americana de Otorrinolaringologia sugere que se empregue uma mistura de vinagre com álcool para impedir o desenvolvimento daquilo que chamamos de ouvido de nadador. Um volume de vinagre misturado a igual volume de água fervida serve para enxaguar os ouvidos durante o banho, prevenindo-os de futuras infecções e coceiras.

PROBLEMAS DE PELE
Proteger a pele - acredita-se que o vinagre de maçã misturado ao azeite de oliva a 50%, protege contra os danos que os raios solares provocam na pele. Além disso é capaz de evitar a insolação e as rachaduras na pele.

PROBLEMAS URINARIOS
Para prevenir os riscos de infecção nos rins ou bexiga, tome, diariamente, uma pequena dose de vinagre de maçã ele mantém a acidez necessária nas vias urinárias, diminuindo assim os riscos de infecção.

QUEIMADURAS ALCALINAS
No passado queimaduras alcalinas leves eram tratadas com vinagre de maçã aspergido sobre o local afetado. Até os dias de hoje, o vinagre tem sido de grande utilidade para neutralizar as queimaduras alcalinas.

QUEIMADURAS DE MEDUSA
Não se deve ignorar as queimaduras de medusa. Na Austrália um jornal médico recomenda que se jogue imediatamente vinagre sobre a queimadura, considerando isto como etapa essencial de primeiros socorros no tratamento das vítimas de medusas. Em Massachusets, um Colégio de Farmácia e Ciências médicas aprovou e ratificou o método, abordando que se não houver cuidados imediatos, o veneno da medusa no organismo pode provocar náuseas, dores de cabeça, calafrios, colapso do sistema cardiovascular e até morte. Somente o vinagre pode neutralizar o veneno sendo aplicado no local imediatamente.

RETARDA O ENVELHECIMENTO
Acredita que o uso prolongado e diário do vinagre, por representar uma melhora geral no metabolismo, pode prevenir contra o envelhecimento precoce, causado por diversos fatores, dentre os quais, correspondentes ao organismo debilitado.

REUMATISMO
O reumatismo, assim como as cãibras e a artrite, é caracterizado também pela falta de potássio. O vinagre de maçã por conter potássio pode aliviar as dores do reumatismo, se for ingerido diariamente.

SOLUÇOS
Beba lentamente um copo de água morna contendo uma colher de café de vinagre de maçã.

TOSSE NOTURNA
Umedeça a fronha do travesseiro em que irá dormir com vinagre de maçã.

TUMORES
Os tumores e feridas purulentas da pele podem melhorar se for aplicada uma bandagem embebida em vinagre de maçã.

ÚLCERAS
Estudos publicados em um jornal de Farmacologia Japonesa indicam que o vinagre pode prevenir a úlcera gástrica causada pelo consumo excessivo de álcool, isto porque o vinagre força o estômago a secretar mais suco gástrico. Esta defesa natural parece proteger o estômago contra os efeitos nocivos do álcool.

VARICOCELE
O vinagre é indicado para tratar quaisquer tipos de veias varicosas (varizes). Na Escócia é antigo o costume de tratar varizes com vinagre de maçã. O vinagre deve ser aplicado, pela manhã e à noite, por toda a extensão das veias varicosas pelo período de um mês. Não esquecendo de ajudar o tratamento externo, ingerindo diariamente de 2 a 3 copos com água contendo cada um 2 colheres (chá) de vinagre de maçã. Esse tratamento é útil para tratar a doença que, em determinados casos, necessita de uma intervenção cirúrgica.

VARIZES
Enrole ao redor das pernas e sobre as varizes, um pano umedecido com o vinagre de maçã. Mantenha as pernas erguidas com a compressa, por pelo menos 1 hora. Faça isso pela manhã e à noite e ao final de 6 semanas sentirá um alivio impressionante.

 Imagem: reprodução.

18 comentários:

  1. Nossa Drê!
    Não sabia que o vinagre de maçã era tão poderoso assim... Me interessei muito pela parte que diz que cura dor de cabeça. Nossa! Sofro de enxaqueca e há épocas em que quase morro.
    Acho que vou tratar de deixar um vidro aqui em casa.
    Post bem bacana e esclarecedor!
    Bom final de semana pra vc e parabéns pelo pesinho eliminado! Ahh, o esmalte do post anterior também é lindo viu?
    Tenho ele em casa, aliás, tenho milhões de esmlates, sou viciada! Hahaha!
    Bjoooo

    ResponderExcluir
  2. Oi Dre, desculpe não ter respondido antes! Ainda continuo na dieta, mas eu so' me peso nas segundas, e na de semana passada nao pesei pq era apenas o terceiro dia na dieta então que amanhã sera' o grande diaaaa rsrsrsrs,
    Eu não acho que emagreci mto, mas da' pra ver que emagreci, amanhã vou estar na academia com minha personal trainer e alem de me pesar vou fazer outra avaliação fisica pq ja' esta' na hora de mudar meus exercicios novamente ... ai ai estou ansiosa!! bjs

    ResponderExcluir
  3. Nossa, um alimento super poderoso né?
    Tu sempre toma antes das refeições?
    Acho que vou começar a tomar...

    Ah, obrigada pelo comentário viu? Então, aqui em casa é difícil, eu queria falar com elas, mas tenho muito vergonha, nunca falo desse meu problema pra ninguém, acho que é medo de ser julgada, sabe...

    Beeeijo

    ResponderExcluir
  4. Imagina se o texto é grande...
    tipo, no natal quando eu terminar de ler, eu posto o que eu achei..ahahahahahha (to zuando).
    vou imprimir e ler no onibus indo trabalha amanha.
    qdo chegar no trabalho te falo que achei.
    VC fala dos meus textos, mas com toda sinceridade: de alguém que estou jornalismo:vc tem uma escrita ótima. Clara, objetiva, e com total perfeição no conjunto das palavras....
    olha eu aqui me empolgando na área técnica.
    resumindo: Adoro de fato, todas as amizades que fiz aqui! E isso inclui a Sra.Dona Miss do texto enorme! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    bj

    ResponderExcluir
  5. Olá minha querida....

    Que bom que encontrei o teu bloguinho!!! Já sou tua seguidora...queres ser minha também??? Será um prazer!!!

    Já conhecia os benefícios do Vinagre de Cidra e por muito tempo tyomei essa misturinha, mas depois deixei, nem sei porquê...mas vou voltar a tomar!!!

    Vou voltar aqui mais vezes...

    Desejo-te desde já uma linda e maravilhosa semaninha...

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Oi florr

    Eita quanto coisa boa o vinagre faz eimm...vou passar a usa-lo!!

    Vim te desejar uma semana maravilhosa!!

    Bjss e força sempre!!

    ResponderExcluir
  7. Nossa!! é tudo de bom esse vinagre hein.
    Muito bom o post, e valeu a dica.

    Beijus

    ResponderExcluir
  8. Dre querida adorei aprender no seu blog, sobre os beneficios do vinagre de maçã, eu que sou fã de vinagre, agora sabendo do vinagre de maçã, vou passar a utiliza-lo.
    boa semaninha
    beijokas

    ResponderExcluir
  9. Oiii..
    Como pode ser tao poderoso esse vinagre ne..
    Acho q vou me tornar adepta a ele..rs..
    otima semana pra vc!!!
    bjss

    ResponderExcluir
  10. O gosto é horrível mesmo, mas tambem uso mesmo assim...rs na hora de temperar as saladinhas acho que combina melhor com o azeite.. ai uso tambem.

    Um beijo ;)

    ResponderExcluir
  11. Olá Drê!
    Tudo bem?!
    Nossa realmente se não fosse tão ruim até que eu tomava tb! Mas não adianta: não gosto nem do cheiro de vinagre algum!!! Minha salada passa longe de qualquer vinagre, quanto mais tomar o dito cujo... hehe! Mas se vc está conseguindo e está sentindo e/ou vendo os resultados, fico feliz!
    Boa semana!!!
    Cacau

    http://lightelinda.zip.net/

    ResponderExcluir
  12. Oi Drêee!
    Amiga, sumiu!!!
    Queremos saber notícias suas viu??
    Espero que esteja td bem!
    Bjo!

    ResponderExcluir
  13. Oi Drêee...já tinha ouvido falar que esse vinagre de maça era mto bom. Vou procurar por aqui.

    Posso fazer um comentário. Por favor não me leve a mal. Mas é que tenho miopia e essa letra corrida cansa um pouco a leitura. Desculpa falar, não quero que se zangue. Eu que sou cega mesmo! kkkkk

    Bjãoooooo e uma ótima semaninha!!

    ResponderExcluir
  14. fiquei com receio de experimentar por conta do gosto..fala-se tanto que é ruim.
    Parabéns por está se acostumando.
    beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi pessoal
      Conheço alguém que emagreceu 55 kilos, tomando o vinagre de maçã.
      Água morna com 3 colheres de sopa de vinagre de maça em jejum.
      Ele pesava 160 kilo, e perdeu 55 kilo. Isso me chamou muita atenção e comecei pesquisar. Por isso cheguei nesse blog.
      Eu comecei a usar e ja emagreci, não sei quanto pq tenho bastante a emagrecer.kkk

      Excluir
  15. Olá, tem alguma contra indicação para quem tem hipotiroidismo?

    ResponderExcluir
  16. olá tenho hipotiroidimo e sou obesa posso tomar???

    ResponderExcluir
  17. Numa quarta feira pela manhã coloque meio copo de água e dentro dele o número de grãos de arroz correspondentes aos quilos que você deseja perder. Não coloque grãos a mais do que você deseja, porque os quilos perdidos não serão recuperados depois.
    À noite, beba a água, deixando os grãos de arroz. Complete novamente o copo com água.
    *Na quinta feira pela manhã, em jejum, beba a água, deixando os grãos de arroz, completando novamente com meio copo de água.
    *Na sexta-feira pela manhã, em jejum, beba a água com todos os grãos de arroz.
    Importante:
    1: Conserve o mesmo copo durante o processo.
    2: Não faça regime pois a simpatia é infalível.
    3: Tire o número de cópias correspondente aos quilos que deseja perder. Por exemplo: se você quiser perder 7 quilos (kilos), faça 7 cópias.
    4: Comece a simpatia numa quarta feira, após distribuir as cópias (pode ser publicações em sites).
    5: Publique na mesma semana.

    ResponderExcluir

Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.

Responderei seu comentário com o maior prazer!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...