domingo, 6 de fevereiro de 2011

Alimentos detergentes


Alimentos detergentes são aqueles que agem como detergentes durante a mastigação auxiliando na limpeza bucal, eliminação de cáries e placas. Esses alimentos são, na sua maioria de consistência firme, possuem pouco teor de açúcar e muitas fibras que são de difícil deterioração durante a mastigação.

O atrito dos dentes decorrentes do ato de mastigar ajuda a remover de modo superficial, resíduos e bactérias que se localizam na placa. A riqueza desses alimentos em fibras proporciona um considerável aumento da produção de saliva e elevam o pH da boca, o que reduz a acidez.

Esses alimentos não substituem o uso da escova de dente, do fio dental ou do anticéptico bucal, somente auxiliam na higienização da boca. Alguns deles: mamão, cenoura, maçã, pêra e chiclete sem adição de açúcar.

Outros alimentos também tem essa função, são eles: pepino, acelga e o aipo, além das nozes e castanhas. Os alimentos que danificam os dentes são ricos em carboidratos e açúcar, fermentam na boca formando ácidos que aumentam a produção de cáries. Com a diminuição desses alimentos “vilões”, além de obter uma boca mais saudável podemos diminuir a quantidade de calorias e assim conservar hábitos mais saudáveis.

Fonte:infoescola.

Um comentário:

  1. Nossa, muito legal isso! Já havia ouvido falar na maçã, não sabia dos outros alimentos. Muito legal!

    ResponderExcluir

Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.

Responderei seu comentário com o maior prazer!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...