terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Segredo da longevidade está na alimentação

Cerca de 75% da longevidade depende dos hábitos alimentares e estilo de vida

Para se ter uma vida longa e saudável não há mistério, basta dieta equilibrada, exercícios físicos regulares e evitar o estresse. Embora a genética tenha seu papel neste contexto, os hábitos de vida e a alimentação são fatores determinantes. Cerca de 25% da longevidade depende da herança genética, no entanto, os outros 75% são fatores que dependem do estilo de vida, como: alimentação, prática de atividades físicas, fumo, bebidas alcoólicas, estresse. 

Segundo a nutricionista Bruna Murta, em qualquer idade, uma boa alimentação é fundamental para a qualidade de vida. Porém, na terceira idade ela se torna imprescindível para a manutenção da saúde. 

O envelhecimento pode ser definido como um declínio progressivo na eficiência dos processos bioquímicos e fisiológicos do organismo. Surgem as alterações no paladar, na estrutura dos ossos, nas articulações, na visão, entre outras.

Mas mesmo diante das limitações impostas pela idade, é possível ter uma vida mais saudável, com a adoção de algumas medidas preventivas que amenizem os problemas causados no organismo pela passagem dos anos. 

De acordo com a nutricionista Thaís Prata, também da rede Mundo Verde, a alimentação, desde que nutricionalmente adequada, exerce papel fundamental no retardo do processo de envelhecimento, na melhora da performance mental e física, além de auxiliar na manutenção do peso adequado e na resistência do sistema imunológico.— Comer bem é o segredo mais antigo de saúde que existe. A dieta deve ser rica em frutas, hortaliças, legumes e cereais integrais, alimentos fontes de vitaminas, minerais antioxidantes e fitoquímicos, que atuam combatendo a ação dos radicais livres.

CONFIRA ALGUMAS DICAS:
:: Prefira uma dieta com redução de gordura, sal e açúcar
:: Consuma ao dia pelo menos cinco porções de frutas - de preferência orgânicas - como laranja, limão, morango, goiaba. Quanto maior a variedade, mais nutrientes diferentes você dá para o seu organismo.
:: Aumente o consumo de germe de trigo, sementes de girassol, folhas verdes escuras.
:: Para aguçar o paladar e tornar as preparações mais atraentes e saborosas use temperos e condimentos naturais como cebola, alho, orégano, alecrim, manjericão, curry, canela...
:: Evite alimentos muito industrializados, refinados e embutidos, que oferecem poucos nutrientes e grandes quantidades de conservantes, corantes e aromatizantes artificiais.

RADICAIS LIVRES
Estudos indicam que o envelhecimento é causado pela ação dos radicais livres. Conforme as especialistas, o melhor modo de neutralizar os danos causados por radicais livres é a ingestão de uma dieta rica em alimentos com ação antioxidante, amplamente encontrados na natureza, especialmente nos produtos vegetais como:

AVEIA: fonte de fibras, como a betaglucana, além de ser um cereal altamente energético; 
ALHO: rico em alicina;
AZEITE DE OLIVA EXTRAVIRGEM: fonte de antioxidantes fenólicos
SUCO DE UVA: contém altas concentrações de antioxidantes fenólicos (catequina, epicatequina, resveratrol)
CACAU: fonte de epicatequinas e catequinas, de efeito antioxidante
OLEAGINOSAS (nozes, castanhas, avelã, amêndoas): ricas em gorduras insaturadas e substâncias antioxidantes
SOJA: fonte natural de isoflavonas
TOMATE: fonte de licopeno
LINHAÇA: rica em ômega 3, lignana e fibras

Fonte: nutricionistas Bruna Murta e Thaís Prata

3 comentários:

  1. Muito legal essa notícia! Só prova que temos que seguir com a nossa RA, né?

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  2. =) Olá!!! Obrigada pela visita e pelo recadinho, ótima semana pra vc, q seja bem light, bjus **

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Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.

Responderei seu comentário com o maior prazer!

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